QuickBooks Online: A conexão Uruguai
- Detalhes
- Escrito por Friedrich W. Dargel
- Categoria: FYI
- Criado: 09 Abril 2023
- Acessos: 2256
Enquanto a Intuit brasileira está se preparando para tirar o QuickBooks Online do ar, você ainda tem uma última chance para transferir seus valiosos dados contábeis para a versão global. Entretanto, o caminho para o QuickBooks “Resto do Mundo”, como também é conhecido, é um pouco sinuoso e envolve um país na fronteira sul do Brasil: o Uruguai.
Mas não se preocupe, não haverá gastos com passagens e estadias de hotel, é tudo virtual!
O motivo de tudo isso?
Curiosamente, décadas depois da queda do muro de Berlim, algumas empresas de grande porte, entre elas a Intuit, se tornaram tão lerdas e inflexíveis quanto o antigo politburo soviético. Justamente nos países onde a empresa californiana desistiu de oferecer versões localizadas (Índia, México, França, Brasil), abandonando milhares de usuários, a versão global não está disponível.
Assim, ocorre que um usuário na distante Mongólia, por exemplo, seria capaz de assinar tranquilamente o aplicativo, mudar o idioma para o português e importar os lançamentos gerados no Brasil, mas você não. E não adianta tentar assinar a versão mongol (ou de qualquer outro país) diretamente. O processo de autenticação é restrito a celulares registrados no respectivo país.
Fizemos a proposta de incluir na webpage internacional do QuickBooks Online uma segunda bandeira brasileira, sendo a primeira da versão atual e a segunda da versão “Resto do Mundo”. Resposta do suporte mundial: "Muito complicado para os systems engeneers". É mesmo?
A solução que a Intuit foi incapaz ou indisposta a fornecer é a seguinte:
Passo 1: Criar uma nova conta na página de contas (accounts) no site da Intuit, vinculada a uma nova conta de e-mail
A nova conta é necessária para evitar que você, mesmo usando a versão global, receba o aviso de encerramento que aparece na sua atual versão do Online.
Se você já não tiver uma conta de e-mail alternativa, terá que criá-la. E para descartar qualquer possibilidade de autenticação via celular, ignore as “fortes recomendações”, deixando o campo “Phone” em branco por enquanto.
Passo 2: Ir - virtualmente - para Uruguai
Na página web da América do Sul, clique na bandeira do Uruguai. Selecione a opção “Free 30 day trial” e escolha uma das 3 versões disponíveis. Link:
https://quickbooks.intuit.com/choose-country/#south-america
Aparecerá a tela de login da Intuit para novos assinantes. Não é para preencher nada, basta clicar no minúsculo link “Sign in” logo no topo da página e concluir o login na tela seguinte, informando o (novo!!!) e-mail. Pronto!
Passo 3: Reconfigurar o QuickBooks para uso no Brasil
O QuickBooks Online global inicialmente está em inglês. Mas sendo um usuário veterano do Online brasileiro você já sabe onde e como as configurações avançadas são alteradas. Aviso importante: Por conta de um bug no aplicativo, quando você finalizar as alterações através do botão DONE, pode aparecer a seguinte mensagem injustificada:
Solução: Tendo concluído as suas alterações, espere alguns segundos para o QuickBooks atualizar a página. Para ter certeza de que a alteração foi bem-sucedida, provoque mais uma atualização do navegador (tecla F5). Se as novas configurações foram mantidas, aperte o DONE e saia “sem guardar”.
Por que Uruguai?
Fizemos também testes com a versão da Argentina e do Suriname. Contrariando a nossa expectativa, na área tributária existem algumas sutis diferenças entre as versões globais, a começar pelo vocabulário. A tradução de “taxes” no menu lateral das 3 versões testadas:
Argentina: VAT - Suriname: TOT - Uruguai: Impostos
Otimistas que apostam na implementação do VAT/IVA no Brasil evidentemente podem optar pela versão argentina.
Para encerrar a primeira fase da migração: Volte à sua nova conta Intuit e insira o número do celular. É uma medida de segurança útil e não há mais motivos para escondê-lo da Intuit.
O que vem depois?
No próximo artigo mostraremos como exportar seus dados para o QuickBooks “uruguaio” através de um aplicativo chamado SaaSAnt. Curioso? Aqui já vem o link: